“Nasceu em 1930 na cidade de São Paulo.Filha de imigrantes italianos, mãe costureira e pai taxista. Graduou-se em Medicina no ano de 1954 pela Universidade de São Paulo (USP). Optou logo em seguida pela Especialização em Anestesiologia, tendo participado em sua formação mestres proeminentes da Anestesiologia Brasileira, como Dr. Gil Soares Bairão, Dr. kentaro Takaoka, Dr. Antonio Pereira de Almeida, Dr. Rui Vaz Gomide do Amaral, entre tantos outros.
Trabalhou como médica anestesiologista em diversos hospitais da capital paulista, como o Hospital de Clínicas da USP, Hospital do Servidor do Estado de São Paulo.
Casou-se em 1958 e no período de dez anos entre 1960 e 1970 além de ter seus cinco filhos.
Também fundou com seu esposo uma Faculdade com o Curso de Direito, na cidade de Bragança Paulista. Faculdade esta que cresceu, oferecendo cursos como Engenharia, Economia, Administração, Odontologia, Psicologia, culminando com o curso de Medicina da qual foi a primeira diretora. Hoje esse conjunto de faculdades tornou-se a Universidade São Francisco. Além de obter o Titulo Superior em Anestesiologia, graduou-se também em Direito e tornou-se professora da Disciplina de Medicina Legal.
Em julho de 1976, na época com 46 anos de idade, mudou-se para Curitiba.
Como diz a Dra. Mara Egydio de Carvalho: “foi por um acaso da vida que conheci a Dra. Hercilia.” Surpreendeu-se quando soube que compartilhavam da mesma escolha na Especialidade Médica. Seus primeiros passos profissionais nesta nova cidade foram no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a convite da Dra. Mara e aceite do responsável pelo serviço na época. Em um mês já estava trabalhando. Conta sempre que todos foram muito receptivos “àquela mulher mais velha" recém-chegada de outra cidade. Trabalhou também no Hospital Victor do Amaral, e, por muitos anos, no Centro Obstétrico do Hospital Nossa Senhora das Graças. Chegou a assumir a responsabilidade pelo Serviço de Anestesiologia e pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital de Clínicas da UFPR, assim como o Dr. Ernani Obladen, Dr. Sebastião Farajala Bacila, Dr. Marlus Chesneau Lenz César, Dr. Helmut Karl Rebel, Dr. Carlos Henrique Jorge Jacob, Dr. Sérgio Bernardo Tenório, entre tantos outros colegas de trabalho, preceptores da Residência Médica em Anestesiologia. Seria difícil enumerar a gama de colaboradores e amigos. Trabalhou exaustivamente a fim de tentar superar as dificuldades e acompanhar os avanços da prática da anestesiologia. Atuou, mesmo que indiretamente, na formação de grande parte dos Anestesiologistas que se graduaram pela UFPR até o ano de 1992. Fez sempre o possível para deixar os melhores ensinamentos com quem teve a oportunidade de conviver.
Fez muitos amigos e sempre dizia que a Medicina lhe deu mais duas filhas; Dra. Maria Helena Simonetto Lopes e Dra. Rita Maria Rodrigues, companheiras de trabalho que, sem exceção, toda semana a visitavam até o último dia de sua vida. Sentiu-se muito realizada em suas escolhas e uma de suas maiores afirmações ao se aposentar, foi, de que: “com certeza, faria a mesma especialidade se fosse começar tudo de novo”.
Acreditamos que está na presença de Deus, e que certamente faz-se presente na vida e nos ensinamentos daqueles que puderam compartilhar de sua presença.
Considerava que a vida sempre foi generosa consigo. E retribuía essa generosidade doando-se aos seus amigos e filhos. Até mesmo nos momentos mais difíceis em que enfrentava seus problemas de saúde, agradecia a todos que a cercavam de cuidados. Temos certeza que na data de hoje, certamente, está agradecendo a todos por esta maravilhosa homenagem. Em seu nome e no de todos seus familiares agradecemos a toda comunidade médica por este momento, pois ela certamente, se estivesse aqui estaria de coração dizendo, “muito obrigado, muito obrigado”!!!!